terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ALEGRIA DE VIVER - O SEGREDO DA VIDA



Doutores Alegria ; Um exemplo de Amor Incondicional







Se querem dilatar ainda mais a vida, unam a própria alegria à alegria do semelhante. Unam seu esforço ao de outros e sentirão assim que sua vida adquire mais volume, porque o que os demais sentem, por reflexo sentirão também.
Nunca ceda à dor ou à tristeza o lugar que a alegria ocupa.
*Texto Extraído do site http://www.logosofia.org.br/
,
Comentário : Por mais que seja difícil muitas vezes mantermos o estado de ânimo, de alegria, é muito importante que tentemos sempre vibrar desta forma, porque sabemos, até por estudos científicos que monitoram a resposta imunológica do corpo humano frente a vários estados emocionais, que eles influenciam diretamente nas nossas funções de defesa, funções orgânicas, que determinam um estado de harmonia ou de desarmonia destas funções.

Aqueles, como eu, que estão em tratamento a base de quimioterápicos, corticóides, e outros recursos médicos para combate ao câncer ou outras doenças, necessitam estar especialmente alertas quanto ao seu estado de ânimo, quanto a vibração que está sustentando o nosso dia-a-dia perante esta difícil vivência.

A Vontade de superar estes obstáculos do caminho, a Aceitação, não passiva, mas ativa, sem revolta, buscando o sentido, que certamente existe, para toda esta experiência que estamos tendo; a Vontade de Viver, de resgatar a saúde; o entendimento, como diz a psicóloga com quem converso, de que não somos a doença, mas muito mais do que ela; que ela, a doença, é apenas uma fatia de uma enorme pizza, onde também fazem parte a mulher, a mãe, a profissional, a filha, a irmã, a tia, a amiga, as tantas outras "faces"de mim, que precisam ser vividas e focadas; que necesssitam de espaço dentro da realidade que vivo, do tratamento, das limitações por ele impostas enquanto faz o seu trabalho curador, para viver, para amar, para sorrir, para agradecer, para se alegrar, para se emocionar...

É isto que tento buscar todos os dias. Não vou dizer que é tarefa fácil, que muitas vezes requer de mim um enorme, quase sobre-humano esforço, superação dos medos, muito menos posso dizer que sempre consigo virar este jogo facilmente.
Mas o importante é não desistir... se hoje me sinto triste, enfraquecida pelos efeitos colaterais da quimio, pelos quase 4 anos sem os meus cabelos que me emolduravam o rosto, que faziam parte da minha identidade para o mundo, ou pelas seqüelas da mastectomia, sei que existe a noite para eu descansar as minhas emoções, e renovar as minhas esperanças, vibrando pelo novo dia onde tenho a oportunidade de estar aqui, junto dos meus filhos, da minha família, amigos; de poder errar e acertar...de poder contemplar deste ângulo, a lua cheia que nos últimos dias iluminava a varanda do apartamento onde moro... e de, ao menos tentar, viver mais este dia que me é oferecido, num novo estado de ânimo.

É isto o que me sustenta: a vontade de viver e de fazer da minha vida, algo que tenha valido a pena, que me faça digna de tanto "esforço" da natureza para me criar humana...não só para mim, mas para aqueles que, de uma ou outra forma, eu compartilho a existência.

Muita Luz em nossos corações, Claudia

Um comentário:

  1. Oi Cláudia, vi seu blog por "acaso". Estou preparando um estudo sobre Viver com alegria e em busca de imagens passei por aqui por causa dos Doutores da alegria. Seu depoimento é muito sensível. Tb vivi com meus pais uma luta contra o câncer. Não tiveram que fazer o tratamento de quimio ou radio, mas passaram pelo medo, angústia, tristeza e por muitas vezes, a alegria murchou... Realmente, precisamos aprender que as chamadas coisas ruins, são desafios que precisamos enfrentar, visando nosso próprio crescimento pessoal. Continue vibrando essa força, buscando saúde e alegria! Que Deus te conduza sempre! Abraço Patrícia

    ResponderExcluir